A tecnologia pode resolver nossos maiores problemas?

No dia 21 de julho de 1969, Buzz Aldrin, membro da equipe pertencente a Apollo 11, caminha pela lua. A primeira metade do século 20 é marcada por avanços científico e tecnológicos, permitindo que a humanidade possuísse o conhecimento necessário para curar doenças, bem como, ultrapassar os limites do oceano por meio da realização de um de seus sonhos mais antigos, o de voar. A crença nas possibilidades do avanço da ciência e tecnologia é intensificada com a corrida espacial, com a chegada do homem na lua, com a demonstração de que o conhecimento humano é capaz de ultrapassar os limites do espaço.

O redirecionamento dos cursos da história, intensificados por uma gama considerável de fatores, demonstram as consequências positivas e negativas da inserção da ciência e tecnologia juntamente aos mais diversos aspectos da vida humana, ressaltando o declínio na crença de que estas duas esferas seriam as responsáveis por resolver os maiores problemas da humanidade. Da mesma forma, a atmosfera observada na primeira metade do século 20 dá lugar a um contexto novo em que os maiores desafios daquele e deste século parecem ter sido deixados para segundo plano.

É em meio a estes pensamentos que Jason Pontin, em sua palestra para a conferência TED de 2013, desenvolve reflexões acerca dos caminhos que trilhamos enquanto sociedade, dos desafios que se estendem pelo horizonte e da inter-relação destes com o conhecimento científico e tecnológico.

Comentários

Postagens mais visitadas